Miguel Albuquerque quer prevenção nos mais jovens a breve prazo e em toda a população mais para a frente

 

Maior abrangência é o que quer Albuquerque. Para isso, promete mais meios no programa de Saúde Oral.

 

O presidente do Governo Regional prometeu uma aposta de alargamento dos cuidados preventivos em termos de saúde oral na Região, defendendo que será importante abranger, a médio prazo, toda a população escolar da Região Autónoma da Madeira.

 

Miguel Albuquerque quer mesmo estender, mas mais para a frente, todos estes princípios de medicina preventiva para a restante população da Região. Estes objetivos futuros foram avançados ontem pelo chefe do Executivo madeirense na sessão de abertura da Conferência sobre Saúde Oral, que decorreu durante toda a manhã no Centro de Estudos e História do Atlântico (CEHA).

 

Albuquerque disse que vai fazer um grande esforço para reforçar os meios humanos nesta área, para que se possa trabalhar com mais abrangência.

 

O 'Madeira a Sorrir', lançado em 2016, abrange 7 mil crianças e já conseguiu reduzir a incidência das cáries dentárias em 22 por cento.

 

À margem da conferência, o representante da Ordem dos Médicos Dentistas, Gil Alves, apontou a importância de o Governo Regional ter retomado o programa de saúde oral que tinha sido interrompido em 2010. Embora, antes, as idas às escolas fossem mais frequentes, um facto é que é fundamental que se continue a promover a saúde oral. Antes, eram abrangidas 20 mil crianças dos 3 aos 13. Havia 21 médicos dentistas que, quinzenalmente, realizavam ações de prevenção de saúde oral nas escolas. Atualmente, são onze e fazem uma visita por trimestre aos estabelecimentos de ensino.

 

O representante da Ordem dos Médicos na Madeira gostaria mesmo que a valência de medicina dentária chegasse a todos os centros de saúde da Região e não apenas a uns poucos. Gil Alves defendeu também a importância de ser colmatada a lacuna existente no SESARAM, deixada por um médico dentista que faleceu em dezembro. Neste momento, só um médico trabalha naquela área.

 

Há também falhas, segundo sublinhou, no número de higienistas.

 

Carla Ribeiro

In “JM-Madeira”