SESARAM está pronto para ativar plano de contingência se for necessário

 

33.576 -VACINAS ADMINISTRADAS ATÉ À MANHÃ DE ONTEM

 

53%- COM 65 ANOS OU MAIS ESTÃO VACINADOS

 

3.100 COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS FORAM VACINADOS

O IASAÚDE diz que a cobertura vacinal, em pessoas com mais de 65 anos, é das melhores de sempre.

 

Até ontem, na Região, tinham sido administradas 33.576 vacinas contra a gripe, sendo que 97,4% foram distribuídas gratuitamente.

 

Nos lares, a taxa de adesão à vacinação andava acima dos 92%. Na população com idade acima dos 65 anos, a meta a atingir é os 62%. Atualmente, estão abrangidos mais 53% da população. “A melhor taxa de cobertura de sempre”, como garante a vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

 

Bruna Gouveia adianta ainda que nos idosos com idades entre 80 e 85 anos, a taxa de cobertura ronda os 58,4% e os 75% no grupo daqueles que têm mais de 85 anos.

 

Os números disponíveis apontam ainda que 80% das administrações das vacinas aconteceram nos centros de saúde e internamento, mas houve também quem recebesse inoculação em casa, nos centros de dia, na farmácia da comunidade e no estabelecimento prisional, entre outros. As mulheres são aquelas que continuam a ocupar a maior fatia da população vacinada (62,4%), contra os 37,6% administrados nos homens.

 

Dentro dos grupos de risco, os portadores de doenças do foro respiratório são aqueles que registam maior número de vacinados (3.100). Logo de seguida, surgem os diabéticos (2.747) e os portadores de doenças cardiovasculares (1.062), os imunodeprimidos (480) e as grávidas (447). Os obesos também pertencem aos grupos de risco e 608 vacinaram-se.

 

PICO ALTO NO FIM DO MÊS

 

O pico alto da gripe deverá acontecer no final deste mês. Bruna Gouveia garante que o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) está preparado para ativar o plano de contingência. O mesmo permite aumentar a disponibilidade de recursos e a mudança de circuitos dentro dos serviços de urgência, quer do hospital quer dos centros de saúde da Região. Por enquanto ainda não houve necessidade de avançar com esse plano uma vez que o número de idas às urgências por causa da gripe corresponde ao considerado normal para a época.

 

A campanha de vacinação contra a gripe arrancou em outubro, mais concretamente no primeiro dia útil daquele mês e permanece ativa. O IASAÚDE espera, por isso, que muitos mais vão vacinar-se gratuitamente.

 

Entretanto, e tendo em conta que também é importante a prevenção, Bruna Gouveia recomenda às pessoas que tenham cuidados redobrados, protegendo-se do frio e evitando ter contacto com pessoas que estejam doentes. Além disso, é recomendado que, quem tem já sintomas, evite tossir para onde estão outras pessoas.

 

Refira-se que, todos os anos, entre 1 e 15% da população mundial é afetada pelo vírus influenza. Este ano, a estirpe que “anda no ar” é a H3N2, que é particularmente agressiva para os grupos de risco, nomeadamente os idosos. Por isso, apesar de muitos acharem que não vale a pena vacinar-se, esta ainda é a melhor forma de prevenção da doença, que, se não for devidamente controlada, pode dar complicações, nomeadamente pneumonias.

 

Recorde-se também que, segundo a Associação Nacional das Farmácias, 16 estabelecimentos na Madeira estão a organizar o plano de vacinação de última hora. “O distrito da Madeira tem pelo menos 16 farmácias habilitadas a administrar vacinas contra o vírus da gripe”, diz a Associação Nacional das Farmácias numa nota enviada à comunicação social.

 

Carla Ribeiro 

In “JM-Madeira”