As tecnologias que permitem a Telesaúde e a Telemedicina, ao serviço dos profissionais e utentes, estarão em debate num evento internacional na Madeira.

A Telesaúde e a Telemedicina estarão em análise na Madeira, nos dias 19 e 20 deste mês, na 4ª Jornada Luso-Brasileira e I Encontro Regional de Telesaúde da Região. O evento, de carácter internacional, é organizado pela SITT – Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telesaúde, sediada em Madrid, com a colaboração da secção regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros.

 

A iniciativa, que contará com a participação de vários especialistas das regiões autónomas, de Portugal Continental e internacionais, vai de- bater, no Hotel Meliã Madeira Mare, a importância da tecnologia na saúde. Como explicou o presidente da secção regional da Ordem dos Enfermeiros ao JM, os meios tecnológicos estão cada vez mais presentes na prática e ao serviço dos cuidados de saúde. E “não se podem dissociar da prestação de cuidados de saúde, pois têm de ser utilizados pelos profissionais e pelos serviços ao cidadão. As tecnologias devem ser incorporadas na prática clínica diária dos profissionais para que os utentes recebam os cuidados com a qualidade e segurança a que têm direito e que, por sua vez, os resultados sejam melhores para todos: utentes, serviço e sistema”, disse Élvio Jesus. O evento visa debater esta e outras questões ligadas à Telemedicina e Telesaúde.

 

A sessão de abertura do encontro, no dia 19, será presidida pelo secretário regional da Saúde, seguindo-se a palestra 'Myvision”, pelo presidente do conselho de administração da International Society for Telemedicine eHealth, com apresentação de Arnaud Lambert e Miguel Barreiros.

 

Dos pontos em agenda para o primeiro dia, será apresentada a implementação da Telemedicina no Centro Hospitalar Lisboa Norte; Telemedicina em um hospital de cuidados continuados (Madrid). Será ainda realizada a palestra sobre o Centro Nacional de Telesaúde, com Micaela Monteiro e Patrícia Loureiro, por vídeo-conferência. A Universidade da Madeira fará uma palestra sobre Tecnologia Interativa e Parareabilitação, por Mónica Cameirão, com apresentação de Élvio Jesus. Nesse dia, terá ainda lugar a Mesa da Secretaria Regional da Saúde da RAM – Telesaúde/Telemedicina nas Regiões Autónomas, com representantes dos Açores, do Funchal e do Porto Santo, contando com a participação do secretário regional da

 

Saúde, Pedro Ramos, e do ministro da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, Arlindo do Rosário.

 

No dia 20, e entre outros momentos, destaque para a Mesa ZM Way/ Patologia Digital, que contará com a presença do conceituado patologista Manuel Sobrinho Simões, com Fernando Schmitt, Marcial Garcia Rojo e Ricardo Correia.

 

A Telesaúde na Iberoamérica e nas regiões emergentes será um dos outros temas em debate neste evento.

 

 

 

In “JM-Madeira”