Com a chegada das baixas temperaturas, são cada vez mais os madeirenses que que têm estado a vacinar-se nos centros de saúde da Região.

Dados oficiais do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE) IP-RAM revelam que só este ano foram administradas no Serviço Regional de Saúde (SRS) 32.749 vacinas contra a gripe. Se a este número acrescermos as vacinas administradas nas farmácias, mais de 35.000 vacinas foram aplicadas este ano na Madeira. Valores que já ultrapassam os abrangidos pela campanha do ano transato.

 

Relativamente ao SRS, nas primeiras semanas de campanha, a corrida à vacinação foi grande e só durante esse tempo foram administradas cerca de 12.000 vacinas.

 

Face ao ano transato, a Região recebeu este ano mais 500 vacinas, correspondendo a um total de 34.000. De acordo com o IASAÚDE, restam cerca de 2.000.

 

A vice presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, diz-se satisfeita com a adesão à vacinação e prevê que a procura se mantenha.

 

Só este ano, 52,1% da população com mais de 65 anos foi vacinada contra a gripe. No grupo etário acima dos 85 anos, os resultados surpreendem pela positiva, registando-se uma cobertura de 73,8%. Por esta altura, e em comparação com a campanha passada, mais 1.500 idosos já foram vacinados contra a gripe.

 

Relativamente aos profissionais de saúde foram também em maior número os que recorreram à vacinação. À semelhança dos idosos, a cobertura atingida no ano transato, neste setor, já foi superada.

 

Na origem da maior cobertura vacinal poderá estar uma maior divulgação dos benefícios da vacina. “Está cientificamente comprovado que a vacina não causa a gripe e, pelo contrário, cria defesas no organismo. É segura e já foi comprovado que salva vidas”, referiu Bruna Gouveia.

 

A Direção Geral de Saúde recomenda fortemente a vacinação às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, aos doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade), aos profissionais de saúde e prestadores de cuidados e às grávidas. Para todos estes a vacina é gratuita, podendo ser adquirida nos centros de saúde.

 

MILHARES 'CORREM' ÀS FARMÁCIAS

 

Nas farmácias madeirenses foram dispensadas nos meses de outubro e novembro mais de 3.200 vacinas. O que de acordo com o representante regional da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Sérgio Magro, representa um crescimento de 2,2% relativamente ao mesmo período do ano transato.

 

Em Portugal, são 2.500 as farmácias habilitadas a administrar a vacina contra a gripe. A ANF recomenda que a vacinação seja realizada durante todo o outono e inverno, uma vez que previne complicações que por vezes podem levar à mortalidade, principalmente nos grupos mais vulneráveis. É esperado que o pico da gripe seja atingido na altura das temperaturas mais baixas, previstas para janeiro de 2018.

 

 

 

MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA A GRIPE 

 

• Utilizar mais roupa;

 

• Calçado adequado às temperaturas;

 

• Ter cuidados com a alimentação;

 

• Consumo de bebidas quentes (chá, leite, por exemplo);

 

• Dividir as refeições em cinco a seis vezes por dia, para evitar baixa de açúcar no sangue;

 

• Ter cuidados com habitação e manter casa arejada;

 

• Levar as mãos regularmente;

 

• Tossir e espirrar com a mão em frente à boca;

 

• Em casos de contágio evitar aglomerados e contacto próximo.

 

 

 

InJornal da Madeira