Tecnologia promete melhorar o processo de referenciação para lesões de pele entre centros de saúde e departamentos de dermatologia dos hospitais

 

Investigadores do Porto estão a desenvolver uma aplicação que permite efectuar rastreios de pele e avaliar o risco de melanoma, de forma mais eficiente e com menor taxa de erro, através de imagens capturadas com o smartphone. "O cancro da pele corresponde a um terço de todos os cancros e o melanoma maligno é responsável pela maioria das respectivas mortes", explicam os investigadores Maria Vasconcelos e Luís Rosado, do centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS, do Porto, responsáveis pelo projecto SkinLesionRS.

 

Esta tecnologia, segundo referem, permite melhorar o processo de referenciação para lesões de pele entre centros de saúde e departamentos de dermatologia dos hospitais, tendo sido desenvolvida de acordo com as normas da Direcção-Geral da Saúde (DGS) para aquisição de imagens da pele para rastreio teledermatológico. Além disso, a solução, "simples e intuitiva", foi optimizada para minimizar erros e facilitar a recolha e registo de dados dermatológicos relevantes, através de algoritmos de controlo de qualidade da imagem e captura automática.

 

Já o módulo de avaliação automática do risco de melanoma, a partir de imagens de lesões de pele, visa auxiliar os especialistas no processo de triagem. A equipa tem vindo ainda a trabalhar num módulo adicional de avaliação do risco de melanoma, a partir de imagens da pele capturadas com telemóveis, com a finalidade de funcionar como um sistema de apoio à decisão clínica.

 

De acordo com os investigadores, este projecto surgiu para colmatar dificuldades associadas ao processo de aquisição de imagens com qualidade e resolução suficiente, de forma a poderem ser utilizadas de forma efectiva no processo de triagem dermatológico. O SkinLesionsRS, do qual faz também parte o coordenador de desenvolvimento de novos projectos da Fraunhofer Portugal AICOS, Nuno Felício, está a ser desenvolvido desde 2011. É apoiado pelo Resolve, um programa do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) que auxilia iniciativas inovadoras, com potencial de se traduzirem em soluções para o benefício do doente e dos profissionais de saúde.

 

O centro Fraunhofer Portugal AICOS tem desenvolvido investigação na área da dermatologia mobile desde 2011, inicialmente através do projecto interno Melanoma Detection, que decorreu em parceria com o Departamento de Dermatologia do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto). No decorrer da investigação, foi criada uma base de dados de imagens de lesões de pele anotadas por especialistas, disponibilizada, posteriormente, à comunidade científica.

 

In “Público”