A Semana Mundial dos Antibióticos (13 a 19 de novembro) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Englobado nesta semana, o Dia Europeu dos Antibióticos é uma data sugerida pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), que se celebra no dia 18 de novembro de cada ano. A Semana Mundial dos Antibióticos e o Dia Europeu dos Antibióticos têm por objetivo sensibilizar a comunidade e profissionais de saúde para a utilização adequada dos antibióticos, evitando a resistência bacteriana.

 

Reconhecida como uma ameaça global, a resistência aos antibióticos constitui um desafio. Se nada for feito, estima-se que até 2050 morram 10 milhões de pessoas em todo o Mundo com infeções por bactérias resistentes.

 

Este ano, na Comunidade Europeia, esta data é assinalada com uma conferência de imprensa que decorrerá no dia 15 de novembro em Bruxelas (9h00, hora local), na qual participará o Dr. Carlos Palos, membro da Direção do PPCIRA. Esta conferência será transmitida em direto, podendo ser acompanhada por todos os Profissionais de Saúde das várias Unidades de Saúde de Portugal, via streaming, através do seguinte URL de acesso:  https://youtu.be/Biw-5Jx64jE.

 

Dedicados a este assunto na Região, salientamos o trabalho de Grupo Coordenador Regional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCR-PPCIRA) e do Grupo PPCIRA do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E.), cujo contributo é determinante na adoção de boas práticas para a prevenção da resistência aos antibióticos.

 

Associe-se a esta iniciativa e subscreva a mensagem deste ano: Antibióticos. Use-os com cuidado!”