Após retirar a sua senha pode controlar a sua vez, fora das instalações do IASAÚDE, IP-RAM, através da leitura do QR Code ou acedendo ao link [http://iasaude.sras.gov-madeira.pt/reembolsos/status/] com o seu smartphone.

Informações Gerais:

  • A tolerância de senha é de 3 (três) números. Caso ultrapasse deverá ser retirada nova senha;
  • Desde que não ultrapasse o seu número de senha, o utente poderá ser atendido após a hora do encerramento ao público (16h).

 

Esta funcionalidade possibilita ao utente retirar a sua senha através da internet, e acompanhar em tempo real o estado da fila de espera, prevendo o tempo estimado para o seu atendimento.

Deverá aceder ao portal “Despesas de Saúde RAM” através do endereço [http://iasaude.sras.gov-madeira.pt/reembolsos], autenticar-se e clicar em “SENHAS REEMBOLSOS”.

Receberá no seu correio electrónico uma hiperligação. Deve clicar na mesma para obter a visualização da senha emitida e controlar a sua vez.

Informações gerais:

A emissão de senha é apenas para o “Atendimento Geral (ADSE/SRS)”, não estando disponível para as modalidades “Aposentados ADSE” e “Atendimento Prioritário”;

  • A tolerância de senha é de 3 (três) números. Caso ultrapasse deverá ser retirada nova senha;
  • Desde que não ultrapasse o seu número de senha, o utente poderá ser atendido após a hora do encerramento do atendimento aos reembolsos (16h);
  • A senha emitida tem validade apenas para o próprio dia;
  • O pedido de senha só será possível enquanto não for atingido o limite de senhas diário.

 

Esta funcionalidade permite entregar as suas despesas de saúde sem ter que retirar senha.

Deverá preencher o documento de entrega, juntar os recibos das despesas, colocá-los no envelope e inserir na ranhura do balcão.

Instruções de preenchimento do documento para a entrega de despesas de saúde:

  • Preencher todos os campos relativos à sua identificação, com letra legível e sem rasuras (nome completo, NIF, Número de Beneficiário ADSE / Número de utente);
  • Em seguida, seleccionar com um (X) o(s) cuidado(s) de saúde a que corresponde(m) o(s) documento(s) relativo(s) às despesas de saúde que pretende entregar, de acordo com a(s) área(s) de prestação de cuidados de saúde;
  • Colocar o número de documentos entregues;
  • Assinar no espaço correspondente;
  • Após o preenchimento, anexar a folha branca aos documentos de despesa e colocar no envelope disponibilizado. A folha azul fica para o utente, como prova de entrega;
  • Inserir o envelope na ranhura do balcão.

Informações gerais:

  • A entrega das despesas de saúde poderá ser realizada entre as 09h00 e as 17h30, todos os dias úteis da semana.

 

 

Na senda do plano de simplificação e deslocalização dos serviços de reembolso de despesas de saúde do IASAÚDE, IP-RAM, implementado de forma faseada e com algumas soluções já em curso, cumpre por ora, assegurar a implementação do novo serviço de reembolso com pré-registo e entrega dos documentos de despesa via serviço de correspondência (via CTT).

 

Este é um dos serviços integrados no plano multi soluções que foi criado para a área de reembolsos de despesas de saúde deste Instituto e que tem por objetivo servir, de forma mais efetiva e facilitada, o maior número de cidadãos /beneficiários do Sistema Regional de Saúde.

 

O utente/beneficiário pode proceder à entrega dos documentos de despesa para reembolso sem ter de se deslocar fisicamente às instalações do IASAÚDE, IP-RAM (Rua das Pretas n.º1, Funchal).

 

 Como deve o utente/beneficiário proceder:

 


 

Com este serviço pretende-se reduzir o peso administrativo de tarefas na interação com o Utente e reduzir erros, com ganhos na eficiência e eficácia, traduzindo-se no aumento da qualidade percebida e efetiva ao serviço do Utente.

O Balcão Automático é uma nova solução de relacionamento, no apoio ao Utente, no acesso à oferta dos nossos serviços, através do qual o utente começa a usufruir da simplificação e agilização dos processos automáticos, evitando tempo de espera.

O Balcão Automático está instalado na Loja do Cidadão no Funchal. Através deste, o Utente acede ao sistema por autenticação, permitindo-lhe efetuar certas operações, beneficiando da oferta de serviços disponibilizados em autosserviço, sem ser necessária a presença ou intervenção de um funcionário no local. 

Após a receção dos documentos pelo IASAÚDE, IP-RAM, o Utente poderá consultar o seu processo no portal "Despesas de Saúde RAM" e descarregar a declaração provisória de complementaridade (reembolso).

 

 

Com a descentralização pretende-se aproximar os serviços do Utente, possibilitando-lhe a entrega não presencial de documentos, de acordo com a sua conveniência e evitando tempo de espera.

Esta funcionalidade consistirá em postos de atendimento de apoio ao Utente que funcionarão em diferentes pontos na R.A.M., disponibilizando o serviço de receção de documentos de despesa de cuidados de saúde e o serviço de pedido de reembolso, através da qual o Utente poderá submeter a documentação para pedido de reembolso, preencher o pedido de reembolso e anexar a documentação de suporte remetendo os documentos físicos originais.